domingo, janeiro 07, 2007

DIREITO À GREVE


ENTREGA DE PETIÇÃO PÚBLICA NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA SOBRE EXIGÊNCIA DO DIREITO À GREVE DOS PROFISSIONAIS DA PSP

18 de Dezembro de 2006


A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia – ASPP/PSP vai proceder à entrega de uma petição pública na Assembleia da República dia 19 de Dezembro pelas 16h00, onde é exigido o direito à greve para os profissionais da PSP, para que seja discutido em plenário na Assembleia da República.

O que leva a ASPP/PSP a exigir o direito à greve é o facto de, quando foi aprovada a Lei 14/2002, de 19 de Fevereiro – Lei Sindical da PSP –, o Governo de então, por coincidência também socialista, ter-se comprometido a cumprir a lei na sua plenitude, no que diz respeito, também, à negociação séria, como forma de serem encontradas soluções que respondam aos problemas dos polícias com os seus representantes sindicais..

No entanto, o Ministério da Administração Interna (MAI) tem imposto, constantemente, a sua vontade, desvalorizando as formas de luta bem como as propostas sérias e devidamente fundamentadas apresentadas pela ASPP/PSP. Também tem sido notório o facto de o Governo demonstrar maior abertura para um diálogo sério no sentido de ultrapassar os vários problemas profissionais, com os sindicatos de outras Instituições das forças e serviços de segurança que detêm o direito à greve.

No passado mês de Novembro, foi entregue um Caderno Reivindicativo, em consequência da falta de negociação por parte do MAI, onde constam os principais problemas que afectam a instituição PSP e os seus profissionais. Também esta iniciativa foi desvalorizada, já que nenhum responsável do ministério mostrou disponibilidade para receber da ASPP/PSP o respectivo documento.

O MAI denota, assim, uma clara falta de vontade para melhorar a PSP e a qualidade de vida de todos os profissionais que, diariamente, envergam o emblema da instituição com brio, apesar das fracas condições de que dispõem.


A Direcção Nacional da ASPP/PSP

Sem comentários: